sábado, 25 de julho de 2009

A Atlântida do filme Boto Negro

Atlântida é uma cidade lendária que teoricamente existiu em uma ilha de mesmo nome.

 

O grande filósofo grego Platão escreveu a história em torno de 360 a.C nos livros Crítias e Timeu. Essa história teria sido contada por Sólon, avô de Crítias, que por sua vez a teria escutado de sacerdotes egípcios de um templo em Sais – capital do Baixo Egito.

 

Um grande cataclismo teria destruido a ilha por volta de 9.600 a.C ou, aproximadamente 11.600 anos dos dias atuais.

 

No filme, a história da Atlântida é contada em tom de narrativa pelo Boto, personagem interpretado pelo ator Roberto Li Marques. Curiosamente, nem o nome e nem a localização de Atlântida, ou Poseidônis (como também era conhecida), são citados. Fizemos isso propositadamente, pois como alguns estudiosos acreditam que a lenda foi adaptada de fatos reais (como por exemplo a explosão da ilha de Thira e a consequente destruição da civilização minóica na ilha de Creta), acreditamos manter, assim, a história em níveis aceitáveis de credibilidade.

 

Mas que cataclismo seria suficiente para destruir uma ilha chamada por muitos, inclusive, de continente?

 

Em Boto Negro optamos por uma ilha grande, mas não de dimensões continentais.

 

Em 27 de agosto de 1883, o vulcão Perbuatan destruiu a metade norte da ilha de Cracatoa, que ficava entre Java e Sumatra. Foram quatro violentas explosões que arrancaram uma área de 23 km² e 300 metros de altura (a energia suficiente para realizar este feito é equivalente à 100 bombas de hidrogênio). As cinzas vulcânicas caíram por sobre uma área de 1.000.000 km². O pôr e o nascer do sol nos Estados Unidos e Europa durante anos foram espectaculares devido à poeira que pairava suspensa na atmosfera. Tsunamis atingiram a costa matando mais de 36.300 pessoas. Em alguns locais, com ondas de 28 à 30 metros de altura (é bom lembrar que as maiores ondas da tsunami de 2004 oscilavam entre 10 e 12 metros).

 

A catástrofe da Atlântida de Boto Negro será maior. Pelo menos similar a que destruiu a ilha de Thira (seis vezes mais forte).

 

Um fator vai desencadear essa explosão, mas isso você vai conhecer nos próximos posts.

 

Até lá!