quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais uma tomada em CGI do Boto

Este texto é de autoria do diretor, Marcello Van Rophhns, e foi escrito ontem.

 

Hoje ficou mais um take dos efeitos especiais de Boto Negro.

 

É a primeira vez que o personagem boto é visto de corpo inteiro. Curiosamente, trata-se do dublê digital do ator Roberto Li Marques, que chega acompanhado por quatro botos da espécie “Inia Geoffrensis”.

 

Chegar à concepção final desse take envolveu muita análise e mudanças nas idéias. Na verdade esse take começou a ser criado, em meados de março (2009).

 

Inicialmente o espectador veria apenas um boto se aproximando. Mais para frente, trabalhamos com a idéia desse boto ir se transformando em homem.

 

Durante o mês de junho, ficou decidido que o personagem do ator Roberto Li Marques não seria visto se transformando no mamífero aquático no filme.

 

Assumida essa postura a tomada foi replanejada. O impasse agora girava ao redor de como o “homem-boto” iria nadar. Resolvi homenagear um seriado antigo de TV “O Homem do Fundo do Mar” (veja a abertura do seriado aqui), título em português de “Man From Atlantis”, e assim, o nosso boto passou a nadar como o personagem da série.

 

O primeiro render pareceu meio vazio, carente de elementos de ligação com o boto. Surgiu então a idéia de fazê-lo chegar acompanhado por um boto.

 

Apesar de muito melhor, ela ainda parecia vazia. Novos botos foram acrescentados e, aí sim, vimos a magia acontecer: aqueles cinco segundos seguravam a visão.

 

Tivemos algumas discussões sobre os animais, deveriam ser mais parecidos com a maioria dos botos ou com o famoso boto cor de rosa.

Apesar de não querermos apontar um local onde a fictícia comunidade de Santa Expedita está localizada, a escolha pelo boto rosa foi inevitável.

 

Hoje, 06 de outubro, o take ganhou seu render final, com reflexos na água e microorganismos e já foi adicionado à timeline. Com ela, já são três tomadas totalmente em CGI no filme.

 

Fique de olho aqui no blog, ainda vem muito mais por aí!

Até mais, galera!!