sexta-feira, 26 de junho de 2009

Locações! 1 – Fazenda Maria Paula

Este post está dividido em duas partes. A segunda parte está embaixo.

 

Bom, até agora, temos duas locações especiais definidas e curiosamente, elas remontam a história do Brasil e as traz para São Gonçalo.

 

Uma delas é a Fazenda Maria Paula (ou o que sobrou dela).

O local fica dividido entre São Gonçalo e Niterói e na verdade, sabe-se pouco de lá. Apenas que era um presente de Dom Pedro II para sua ama de leite, chamada Maria Paula. A fazenda foi muito produtiva e vem perdendo seu território há alguns anos para a construção de condomínios e periga estar sendo demolida. Com vários dos elementos arquitetônicos originais (a maioria para dizer a verdade), a fazenda está em estado quase lastimável sendo cuidada apenas pelos caseiros, visto que a família não tem muito interesse no local. A construção ainda possui toda a estrutura original, incluindo a piscina com azulejos originais, senzala e casa dos escravos que trabalhavam na casa grande. Uma pena, infelizmente, o estado em que se encontra. É uma propriedade que deveria ser entregue e tombada pelo Patrimônio Público e que está quase acabando. É um ponto turístico que ninguém conhece. Nota: o bairro Maria Paula recebeu este nome por causa, obviamente, da ama de leite de D. Pedro II que era a dona da fazenda.

 

Vamos filmar no que restou da mata, muito preservada e cheia de animais silvestres. Algumas imagens abaixo.

 

Trilha na Fazenda Maria Paula Trilha na Fazenda Maria Paula Trilha na Fazenda Maria Paula PDVD_034 PDVD_000 PDVD_001 PDVD_004 PDVD_005 PDVD_006 PDVD_010 PDVD_013  PDVD_017 PDVD_018PDVD_019 PDVD_020 PDVD_021 PDVD_023 PDVD_025 PDVD_028 PDVD_030